Lucas Lopes 22h49 - 11/04/2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (11) os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2023. A divulgação contempla os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Conceito Enade), do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Entre os destaques nacionais, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) brilhou, conquistando posições de excelência nas avaliações. Dentre os 452 cursos de Odontologia analisados em todo o país, o da UFPI alcançou:
1º lugar no Conceito Enade na área de Odontologia – a principal avaliação de desempenho dos estudantes concluintes;
6º lugar no IDD, que mede a evolução dos alunos ao longo do curso;
7º lugar no CPC, índice que agrega dados do Enade, IDD, corpo docente e infraestrutura.
Além disso, em um universo de 9.813 cursos superiores avaliados pelo Enade em diversas áreas, o curso de Odontologia da UFPI obteve a 8ª colocação geral — um feito notável que reforça a excelência acadêmica da instituição no cenário nacional.
No Índice Geral de Cursos (IGC), que analisa o desempenho global das instituições de ensino superior, a UFPI também teve um bom desempenho, alcançando a posição nº 216 entre 2.102 instituições avaliadas em todo o Brasil.
Os dados completos podem ser acessados no portal do INEP.
O resultado é motivo de orgulho para a comunidade acadêmica da UFPI. O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPI parabeniza professores, alunos, técnicos-administrativos e prestadores de serviços pelo comprometimento e dedicação contínuos, que têm sido fundamentais para consolidar o Curso de Odontologia da UFPI entre os melhores do país.
Esses indicadores, divulgados anualmente pelo INEP, são ferramentas importantes para a sociedade acompanhar a qualidade dos cursos superiores e para que instituições aprimorem constantemente seus processos formativos.